Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, Vol. 7, No 28 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O uso pedagógico da rede social Facebook

Jacques de Lima Ferreira, Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa, Patrícia Lupion Torres

Resumo


Este artigo foi desenvolvido pelo Grupo de pesquisa: Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa foi realizada com a observação participante do professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica juntamente com 25 alunos do curso de especialização Lato Sensu de Formação Pedagógica do Professor Universitário da PUCPR. As tecnologias da informação e comunicação (TICs), as tecnologias da Web 2.0 fazem parte do cotidiano de muitos alunos, com isso, professores procuram utilizar e estabelecer uma relação pedagógica com as ferramentas da Web, como é o caso das redes sociais, mais especificamente o Facebook, que atualmente vem sendo muito utilizada, principalmente no contexto do ensino superior. O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar a concepção dos estudantes do curso sobre a utilização da Rede Social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem e identificar o seu potencial pedagógico. Os resultados demonstraram que o Facebook é uma ferramenta que pode ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal, reunindo diversos tipos de mídias em um único ambiente possibilitando e oportunizando a aprendizagem colaborativa, a interatividade e as diversas possibilidades pedagógicas que levam ao aprender a aprender.

Artigo já publicado anteriormente no e-book organizado pela ANEC RICESU, conforme referência abaixo:

TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org).  Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 1CD-ROM

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.